Cultura

Lisboa celebra Camões

O Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, 10 de junho, foi assinalado pelo município com o descerramento de uma placa alusiva aos 500 anos do nascimento do "maior poeta da língua portuguesa" e com um espetáculo de fado intitulado "Tributo a Luís de Camões". Estas iniciativas integram-se ainda nas comemorações do V centenário do nascimento do poeta.


"E tu, nobre Lisboa, que no mundo facilmente das outras és princesa", é a frase do canto III dos Lusíadas, que está agora inscrita na base do monumento de homenagem ao escritor, localizado na Praça Luis de Camões, no Chiado.

"Quisemos deixar aqui esta marca, deste homem que lutou por Portugal, que cantou Portugal e nos definiu como povo", referiu Carlos Moedas, presidente da Câmara Municipal de Lisboa na cerimónia de homenagem, acrescentando que “esta placa tão bonita representa aquilo que ele pensava sobre Lisboa. Lisboa é uma mulher e é uma princesa".

 À cerimónia seguiu-se o “Tributo a Luís de Camões através do fado”, com a voz de Joana Almeida, um espetáculo que teve lugar no Miradouro de Santa Catarina.