Lisboa celebra o Dia Internacional da Cidade Educadora
“A ideia da Cidade Educadora preconiza a cidade como um espaço de aprendizagem permanente, contínua e multidisciplinar, que não se esgota para lá do muro de uma escola. Pelo contrário, prolonga-se em cada rua, em cada edifício, em cada equipamento e, sobretudo, em cada relação humana", assinala a vereadora da Educação, Sofia Athayde.
A cidade, sublinha, “é parte ativa na formação e na transformação pessoal e humana de cada um dos seus. É mais fácil compreender e abraçar a intensidade desta ideia se nos colocarmos, cada um de nós, no papel de lisboeta que somos todos”.
Lisboa aderiu à Carta das Cidades Educadoras em 1994. Desde então, salienta Sofia Athayde, “tem cumprido um papel determinante ao serviço deste concurso”.
A nível local, acrescenta a vereadora, com o desenvolvimento de programas e projetos da cidade, cumpre a Carta do Conselho. A nível nacional, como coordenadora da rede editorial que organiza as Cidades Educadoras, e a nível regional, desde 1999, como membro do Comité Específico da Associação Internacional das Cidades Educadoras.
O Dia Internacional da Cidade Educadora, celebrado anualmente a 30 de novembro, destaca cidades que reconhecem e utilizam o potencial educativo de todos os seus espaços e recursos.
De 29 de novembro a 1 de dezembro, o município assinalou esta data, sob o tema “A Cidade Educadora como Laboratório de Aprendizagens, Cidadania e Transformação Social”.