Cultura

"Lisboa, Cultura e Media" apoia criação de conteúdos jornalísticos e digitais

Está de regresso o programa “Lisboa, Cultura e Media”, para apoiar a criação e divulgação de conteúdos jornalísticos e digitais que promovam a cultura e a identidade de Lisboa. As candidaturas estão abertas até 15 de outubro.


A segunda edição desta iniciativa da EGEAC – Lisboa Cultura terá um  prémio global de 200 mil euros, “distribuído por até 20 prémios”: 10 mil euros para os conteúdos jornalísticos, e 10 mil euros para conteúdos digitais. A cada projeto vencedor será atribuído um prémio de dez mil euros.

O prémio, afirmou o presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Carlos Moedas, “foi criado com uma noção primeira de independência. De não ingerência de qualquer poder político no jornalismo". O objetivo, sublinhou, é “ajudar diretamente quem escreve, quem cria, e não o grupo ou o jornal para o qual trabalha”.

Os jornalistas “são os historiadores do momento”, sem os quais "não há verdadeira democracia", acrescentou Carlos Moedas, na apresentação da segunda edição do programa municipal.

Durante a sessão, esta manhã no Cinema São Jorge, foi apresentado o júri, composto por Isabel Capeloa Gil, Pedro Boucherie Mendes, Rosália Amorim e Raul Vaz. Os vencedores deverão ser anunciados em janeiro do próximo ano.

Para 2026, está, também, prevista a realização da terceira edição.

O programa “Lisboa, Cultura e Media” afirma-se como “um mecanismo de estímulo à produção de conteúdos jornalísticos e digitais a fim de promover e divulgar a cultura e a identidade de Lisboa”.