Cultura

Lisboa dá as boas-vindas ao Natal

A Praça do Comércio foi mais um ano o palco da inauguração das iluminações de Natal, com 80 mil pessoas a assistir. Lisboa ficou hoje iluminada com quase 2 milhões de lâmpadas LED, garantindo uma poupança de cerca de 80% no consumo energético em comparação com as lâmpadas tradicionais. As iluminações são ligadas todos os dias às 17h30 e vão manter-se até dia 6 de janeiro.


Lisboa deu início à época natalícia com a ligação das luzes da árvore de Natal de 30 metros de altura, realizada pelo presidente da Câmara Municipal (CML), Carlos Moedas, acompanhado pelos alunos da Escola de Alvalade. O concerto de Áurea tornou o momento ainda mais especial com músicas de filmes clássicos de Natal.

Marcaram também presença no evento, Rosário Farmhouse, presidente da Assembleia Municipal, Filipe Anacoreta Correia, vice-presidente da CML, vereadores do executivo municipal e Carla Salsinha, presidente da União das Associações de Comércio e Serviços (UACS).

No âmbito do protocolo com a UACS, a área urbana iluminada é igual à do ano anterior: 45 locais, incluindo praças, ruas e avenidas da cidade. Ao todo, foram instaladas cerca de 1000 estruturas luminosas, compostas por aproximadamente 5700 peças decorativas.

Carlos Moedas destacou a importância do espírito natalício: “Esta noite foi lindo ver estas luzes de Natal, ver a árvore de Natal, ver a emoção de todos os que estão aqui e ver sobretudo o espírito de Natal, o espírito da tolerância, o espírito de estarmos em Lisboa, uns com os outros, em paz.”

A novidade deste ano foi o stand de Lisboa, localizado ao pé da árvore de Natal, onde famílias e amigos puderam levar uma recordação fotográfica e desfrutar de pipocas e balões.

As iluminações de Natal são um momento importante para o comércio e o serviço disponível da Câmara Municipal de Lisboa, EMEL e CARRIS  facilita o acesso à cidade.