Ambiente

Lisboa é mentora no Desafio das Cidades Inteligentes

A cidade foi selecionada no ICC-Intelligent Cities Challenge (Desafio das Cidades Inteligentes) e integra um grupo de dez cidades, que vão orientar outras 64 a criar estratégias e desenvolver soluções inovadoras para uma dupla transição: verde e digital.


As cidades mentoras foram oficialmente apresentadas, a 23 de novembro, em Bruxelas: Aalborg e Aarhus (Dinamarca); Região de Amsterdão (Holanda); Dortmund e Mannheim (Alemanha); Gotemburgo (Suécia); Espoo (Finlândia); Lisboa e Porto (Portugal); Toronto (Canadá).

Lisboa é mentora no ICC 2023-25 e vai orientar um dos maiores programas de apoio às cidades da União Europeia (UE), com vista à aceleração da transição verde e digital, nos próximos dois anos. A capital é representada na iniciativa pela Direção Municipal do Ambiente, Estrutura Verde, Clima e Energia, com a apresentação da sua estratégia de resiliência climática, com enfoque na componente adaptativa e a importância dos benefícios associados.

O Intelligent CIties Challenge (Desafio das Cidades Inteligentes) é uma iniciativa da Comissão Europeia, que apoia as cidades na transição ecológica e digital. A ICC fornece conhecimentos de ponta e serviços de consultoria às cidades e às suas economias locais para enfrentar dois grandes desafios: fazer a transição para um modelo económico net-zero, ao mesmo tempo que permite o desenvolvimento sustentável para os cidadãos da UE, através de um programa de apoio personalizado de treino, facilitação, trabalho em rede e inspiração para ajudar as cidades a lançar parcerias do Pacto Ecológico a nível Local.