Lisboa lamenta a morte de José Manuel Constantino
Em novembro do ano passado, a Câmara Municipal de Lisboa atribuiu a José Manuel Constantino a medalha municipal de mérito desportivo, numa homenagem ao presidente do COP, "que se tornou, por direito próprio, o porta-voz da causa do desporto em Portugal".
José Manuel Constantino licenciou-se em Educação Física no Instituto Superior de Educação Física.
Foi professor na Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, na Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade do Porto, na Universidade Autónoma de Lisboa e no Instituto Superior da Maia, tendo sido nestas duas últimas, respetivamente, professor convidado no curso de Dirigentes Desportivos e no curso Autarquias e Desporto - Estratégias de Sucesso.
Sempre com estreita ligação ao Desporto, o seu percurso fez-se também na administração pública, onde exerceu diversos cargos de que se destacam a presidência da Confederação do Desporto de Portugal, entre 2000 e 2002, a presidência do Instituto do Desporto de Portugal, entre 2002 e 2005 e, por inerência, a presidência do Conselho Nacional Antidopagem, e a presidência do Conselho Nacional Contra a Violência no Desporto.
No domínio da escrita, foi autor de mais de uma dezena de livros, coautor de diversas obras e coordenador editorial de várias publicações, e membro fundador da Revista Horizonte.
Dos diversos prémios que lhe foram atribuídos, salientam-se: a Medalha de Mérito Grau Ouro da Câmara Municipal de Oeiras, em 1996; o Prémio Excelência da Gestão da Faculdade de Motricidade Humana, em 2011, e a medalha de ouro da cidade de Rio Maior, em 2016.
Em janeiro desse mesmo ano foi agraciado, pelo Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, como Comendador da Ordem do Infante D. Henrique, pela sua dedicação ao desporto e defesa do movimento olímpico.