Skip to main content Skip to page footer
Cultura

Lisboa lamenta a morte do pintor e ceramista Manuel Cargaleiro

Manuel Alves Cargaleiro nasceu a 16 de março de 1927, em Chão das Servas, no concelho de Vila Velha de Rodão, e morreu hoje, 30 de junho, aos 97 anos. Lisboa lamenta a sua morte e envia à família e amigos as mais sentidas condolências.


A sua obra foi fortemente inspirada no azulejo tradicional português. A estação de metro do Colégio Militar/Luz, (Linha Azul), aberta ao público em 1988, apresenta uma intervenção plástica de Manuel Cargaleiro, ao longo de todos os espaços de circulação e cais de embarque.

Manuel Cargaleiro ingressou na Escola Superior de Belas Artes de Lisboa em 1949. Em 1952 realizou a sua primeira exposição individual de cerâmica no Palácio da Foz, em Lisboa.

Foi também na década de 1950, que iniciou funções de professor de cerâmica na Escola de Artes Decorativas António Arroio, em Lisboa.

Em 1990 inaugura a Fundação Manuel Cargaleiro, localizada em Castelo Branco, depois expandida com o respetivo museu e mais tarde, a Oficina de Artes Manuel Cargaleiro, no Seixal, distrito de Setúbal.

Em 2022, foi agraciado com a Medalha de Honra da Cidade de Lisboa.