Lisboa lança temporada Descola 2023/2024
Museus, bibliotecas, arquivos, monumentos, galerias, cinemas, teatros, e diversos equipamentos ligados à natureza como quintas, jardins e parques oferecem um conjunto de atividades educativas variadas e direcionadas para todos os níveis de ensino, que vão desde o pré-escolar até ao ensino secundário, abarcando ainda o ensino profissional, mas também atividades acessíveis e atividades para tempos livres.
Existe, igualmente, um portfolio de recursos educativos variados que inclui vídeos, tutoriais, visitas online, exposições itinerantes, guiões de percursos, playlists, guiões interativos para professores, alunos, famílias e restante comunidade educativa, entre outros. Para além disso, este programa engloba, ainda, oportunidades de formação para os professores, através de cursos e oficinas, que procuram estimular, a partir de processos artísticos, a improvisação, a experimentação e a expressão individual e coletiva.
As atividades disponibilizadas estão alinhadas com metodologias de aprendizagem não-formal, promotoras da participação, da criatividade, da reflexão e do espírito crítico dos alunos, enquadrando-se nas orientações das Competências Chave do Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória, da Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania alinhando-se com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável.
Paralelamente, o DESCOLA disponibiliza um programa de projetos de continuidade que têm vindo a ser desenvolvidos pelos equipamentos com a comunidade escolar e em colaboração com diversos parceiros, entre os quais se destaca o Plano Nacional das Artes. Na próxima temporada, prevê-se que esta colaboração possa ser alargada a outros parceiros com o objetivo de estimular o trabalho com e para a comunidade.
A entrada de oito equipamentos no programa enriquecerá a oferta das atividades em novos espaços, entre os quais se incluem a Quinta Pedagógica dos Olivais, a Estufa Fria e o Centro de Interpretação de Monsanto, permitindo vincular os patrimónios cultural e natural da cidade, que são a base de experimentação do DESCOLA.
Por último, destacam-se as Comemorações dos 50 anos do 25 de Abril que abrem novas oportunidades para se trabalharem os temas da liberdade, das lutas pelos direitos humanos, da resistência e da construção da democracia.