Lisboa melhora pontuação no Índice de Sustentabilidade Municipal 2024
O relatório, desenvolvido por investigadores do Centro de Estudos e Sondagens de Opinião da Universidade Católica Portuguesa (CESOP-Local), avalia o desempenho dos municípios portugueses em indicadores alinhados com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 das Nações Unidas.
Neste último relatório, Lisboa apresentou melhorias significativas em relação ao ano passado, e destacou-se em áreas como:
- Trabalho Digno e Crescimento Económico (ODS8)
- Indústria, Inovação e Infraestruturas (ODS9)
- Água Potável e Saneamento (ODS6)
A nível nacional, a média do ISM subiu de 62,8 para 63,7, enquanto a média da região da Grande Lisboa passou de 65,6 para 67,2, refletindo uma tendência geral de progresso em sustentabilidade.
Ainda assim, o Índice de Sustentabilidade Municipal 2024 Lisboa registou um crescimento superior à média nacional e regional, consolidando-se como um exemplo positivo de alinhamento com as metas globais da Agenda 2030.
Estes avanços “refletem os esforços da autarquia no sentido de modernizar infraestruturas, fomentar o crescimento económico sustentável e melhorar a qualidade de vida da sua população”. Embora subsistam desafios, “a trajetória positiva registada ao longo dos últimos anos reafirma o compromisso da capital portuguesa com o desenvolvimento sustentável, posicionando Lisboa como uma cidade resiliente e cada vez mais preparada para enfrentar os desafios globais, promovendo a sustentabilidade e o bem-estar das gerações presentes e futuras”.