Cidadania

Lisboa recebe a 3ª edição do Conselho de Cidadãos

Começou hoje, 6 de abril, o Conselho de Cidadãos (CC) dedicado ao tema “Como construir uma Lisboa que cuida”. Nesta 3.ª edição, investigadores da London School of Economics (LSE) vão estudar o modelo de Lisboa, já distinguido pela OCDE como uma boa prática internacional.


Ao longo de duas sessões, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, os 50 cidadãos, selecionados aleatoriamente, vão abordar temas como habitação, saúde, imigração, os jovens e os idosos e as pessoas em situação de sem-abrigo.

Esta edição contou com a presença de investigadores da LSE, do Instituto de Políticas Y Bienes Públicos e do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa, para avaliar como esta iniciativa pode contribuir para a melhoria da qualidade da democracia local e da participação cívica.

“O modelo que escolhemos para o CC é único no mundo. Não se trata apenas de ouvir as pessoas, mas sim de trabalhar com elas para resolver os problemas da cidade”, sublinha o presidente da Câmara de Lisboa, Carlos Moedas.

Na primeira sessão de trabalhos, foram lançados alguns desafios para identificar “quais os problemas, soluções, contratempos, necessidades ou dificuldades” dos cidadãos de Lisboa, “que ficariam resolvidos numa cidade que cuida".

Na 3.ª edição o participante mais novo tem 19 anos e o mais velho 85, numa seleção realizada por sorteio, respeitando critérios de representatividade da população de Lisboa.

Na próxima sessão, a 13 de abril, os participantes serão convidados a apresentar soluções em resposta aos desafios lançados. No final da terceira edição do CC, serão eleitos 10 embaixadores, que continuarão a trabalhar com a autarquia no desenvolvimento das propostas apresentadas.