Direitos Sociais

"Lisboa + Saúde" nos bairros municipais

A Câmara Municipal de Lisboa aprovou hoje a criação do projeto Lisboa + Saúde, destinado ao atendimento médico e de enfermagem aos munícipes dos bairros municipais de Lisboa, através de um serviço clínico gratuito e de proximidade.


A iniciativa da Câmara Municipal de Lisboa (CML) – em parceria com os Serviços Sociais da Câmara Municipal de Lisboa (SSCML) e a empresa municipal GEBALIS – visa a criação de Unidades de Saúde de proximidade, com a primeira a abrir portas no Bairro do Armador, em Marvila.

O projeto, aprovado na reunião de 23 de fevereiro, enquadra-se na política de Estado Social Local da CML. “Este caminho é para manter", afirma Carlos Moedas, presidente da Câmara Municipal de Lisboa, lembrando que o primeiro passo foi dado com a criação, há cerca de um ano, do Lisboa 65+. Este plano pioneiro de saúde disponibiliza, gratuitamente, teleconsultas de medicina geral e familiar, bem como assistência médica ao domicílio e transporte em ambulância.

O projeto Lisboa + Saúde, conta com a experiência dos SSCML ao nível da prestação de cuidados de saúde, através de consultas médicas e serviços de enfermagem a prestar aos munícipes residentes nos bairros municipais, e aproveita também o património municipal gerido pela GEBALIS e a capacidade desta empresa municipal na reconversão de imóveis, como é o caso do espaço no Bairro do Armador, em Marvila, onde funcionará o projeto-piloto.