Lisboa tem mais um espaço de cowork e uma nova biblioteca
O Espaço Cowork Baldaya, no Palácio Baldaya, em Benfica, foi hoje oficialmente inaugurado. Paralelamente, no mesmo local - construído em 1840 e recentemente requalificado - foi também inaugurada uma biblioteca que servirá a comunidade escolar da freguesia.
Fernando Medina, presidente da Câmara Municipal de Lisboa, e Inês Drummond, presidente da Junta de Freguesia de Benfica, estiveram na abertura oficial dos espaços, dinamizados pela câmara, e geridos pela junta de freguesia. A cerimónia, contou ainda com a presença de Duarte Cordeiro, vice-presidente e vereador da Economia e Inovação, e Catarina Vaz Pinto, vereadora da Cultura.
"Um projeto extraordinário", começou por dizer Medina, "feito com um enorme gosto". O edifício centenário, recuperado e inaugurado em setembro do ano passado, no âmbito do Orçamento Participativo de Lisboa, dispunha já de jardins, cafetaria, uma ludoteca, área para formação, e vários espaços preparados para o desenvolvimento de atividades culturais como exposições, workshops, tertúlias e pequenos concertos, entre outros.
Os jovens empreendedores, considerou o autarca, podem agora "fazer, a partir de Benfica, a sua vida". A freguesia, reconheceu, "não tinha um espaço como este há muitas décadas", manifestando a sua convicção que será possível aumentar ainda mais a área dedicada ao espaço de cowork. Atualmente, as empresas já instaladas beneficiam de um espaço de trabalho partilhado, individual, virtual ou sala individual, serviços de apoio administrativo, de capacitação e aceleração da atividade/negócio, como formação, consultoria e mentoria.
Resultante de uma parceria entre a câmara e a plataforma MadeOfLisboa, o espaço pretende “estimular e incentivar o empreendedorismo”, através do apoio a “projetos, empresas, e profissionais liberais em processo de incubação", em áreas como design, produção cultural, gestão, cinema e vídeo, design de interiores, arquitetura, turismo, ambiente, gestão imobiliária, e recursos humanos.
Inês Drummond, revelou que, assim que teve conhecimento da desocupação do espaço, por parte do Laboratório Nacional de Investigação Veterinária, propôs à câmara avançar com o projeto.
Apesar de precisarmos de mais espaço, porque "temos uma grande lista de espera", o projeto "está muito além do que sonhamos", confessou a autarca. Também a abertura da biblioteca, "a concretização de um sonho antigo, que vem servir a comunidade escolar", mereceu de Inês Drummond palavras de reconhecimento pela parceria com a câmara municipal.
O espaço, "que ninguém sabia que existia, é hoje um dos espaços centrais da freguesia", concluiu.
Lar para a Terceira Idade
À margem da cerimónia, e perante uma sala cheia de residentes da freguesia, muitos deles voluntários na concretização deste projeto, Fernando Medina revelou que a câmara vai avançar com a construção de um Lar da Terceira Idade, na freguesia de Benfica.
O terreno, na rua General Morais Sarmento, será doado pela autarquia, e os custos da construção do edifício serão também suportados pela câmara, que entregará a gestão à Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, afirmou.