Skip to main content Skip to page footer
Segurança

Lisboa testa sistema de aviso e alerta de Tsunami

A Proteção Civil Municipal de Lisboa (PCML) promoveu, a 6 de novembro, em Belém, mais um exercício de evacuação, com acionamento do sistema de aviso e alerta de tsunami. O exercício visa avaliar e tornar mais eficazes os mecanismos de notificação simultâneos, entre o Instituto Português do Mar e da Atmosfera, a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil e a PCML.


Este exercício destina-se a testar o alerta e grau de prontidão na reação a um tsunami, para avaliar os procedimentos de notificação simultâneos e torná-los mais céleres e eficazes.

O município de Lisboa, através do seu serviço municipal de Proteção Civil, participou neste exercício, que consistiu no acionamento da sirene instalada na Praça do Império, em Belém, com emissão de sinais sonoros durante vários períodos de 10 minutos. Foi, ainda, promovida uma ação de sensibilização pública para o risco de tsunami em diversos locais da frente ribeirinha, da freguesia de Belém.

O exercício NEAMWave23, no âmbito do Sistema de Alerta Precoce para a Região do Atlântico Norte, Mediterrâneo e Mares Conexos (NEAMTWS), acontece no dia seguinte ao Dia Mundial da Sensibilização para o Risco de Tsunami, assinalado anualmente a 5 de novembro, através da resolução 70/203 da Assembleia Geral das Nações Unidas, de 2015.