Economia
Inovação

Lisboa vê reconhecido o novo sistema de Compras Sustentáveis

O município de Lisboa é a primeira organização portuguesa – pública e privada – a criar um sistema de compras sustentáveis de acordo com a ISO 20400. O certificado de reconhecimento foi entregue, a 24 de fevereiro, pela Bureau Veritas Portugal.


“Porque somos um dos maiores compradores públicos do país, tínhamos de dar este exemplo”, assinalou Filipe Anacoreta Correia. Para o vice-presidente da autarquia, a cidade assume a sua responsabilidade em “mudar os hábitos" de consumo.

O processo, explicou, passa por “integrar a sustentabilidade em todas as fases da contratação, aumentando a abrangência dos critérios de sustentabilidade nas contratações.” Uma equipa de missão já criada, disse Anacoreta Correia, vai “acelerar este processo de transformação”, que passa também pela formação junto de dirigentes e técnicos.

O reconhecimento da Bureau Veritas Portugal, resulta de um processo de adesão voluntária à implementação da ISO 20400 (norma internacional de orientação em compras sustentáveis públicas), no final de 2021, com o arranque do um projeto-piloto envolvendo 11 categorias de compras.