Ambiente

Lisboetas participam na vindima no Parque Vinícola de Lisboa

Cerca de 120 lisboetas, de todas as idades, participaram na primeira vindima aberta ao público organizada pela Câmara Municipal de Lisboa, para a produção do vinho “Corvos de Lisboa”.


A vindima decorreu a 31 de agosto, no Parque Vinícola de Lisboa, junto ao Aeroporto de Lisboa, resultado de uma parceria com a Casa Santos Lima.

Este ano, estima-se a colheita de 25 000 kg de uva – das castas Arinto (branco), Tinta Roriz (tinto) e Touriga Nacional (tinto) –, um aumento de 25% em relação a 2022.

Segundo dados recentes da Comissão Vitivinícola Regional de Lisboa, e do Instituto do Vinho e da Vinha, a região vitivinícola de Lisboa é uma das maiores do país, seja em termos de área, seja em termos de produção.

Nesta região, produzem-se atualmente mais de 65 milhões de garrafas certificadas, das quais 80% são exportadas para mais de 100 países, sendo os vinhos que integram a marca “Vinhos de Lisboa” dos mais premiados do país.

A marca, permite, assim, associar a cidade de Lisboa a uma extensa região vitivinícola, bastante superior à de duas outras capitais europeias – Paris e Madrid – também produtoras de vinho.