Maior torneio europeu de râguebi juvenil joga-se em Lisboa
No Estádio Universitário de Lisboa, atletas de 12 países (Bélgica; Chéquia; Espanha; Estados Unidos da América; Gales; Inglaterra; Irlanda; Luxemburgo; Nova Zelândia; Países Baixos; Portugal; Zimbabué) – 1 500 portugueses e 1 500 estrangeiros –, vão disputar mais de 350 jogos, com previsão de uma “afluência recorde entre 25 000 e 30 000 espectadores”.
O festival, reconhecido como “um dos principais palcos mundiais para a descoberta de novos talentos” no râguebi juvenil, envolve escolas, clubes e academias de todo o mundo.
Além da competição, o programa inclui atividades e iniciativas sociais, como uma demonstração de râguebi em cadeira de rodas, T1 Rugby – modalidade inovadora acessível a novos praticantes, e um curso de treinadores e avaliação de árbitros. Um dos pontos altos, é a presença de atletas da seleção nacional, os “Lobos”, para interagir com os jovens atletas.
Entre o público, encontrava-se um grupo de jovens da Associação de Moradores do Bairro Horizonte, da Penha de França – onde praticam skate, no âmbito do projeto municipal Desporto Mexe Comigo – que viveram pela primeira vez o ambiente de um grande torneio internacional. Depois do jogo, falaram com alguns jogadores sub 17 do CDUL, e ficaram a perceber melhor as regras do râguebi. A subida da parede de escalada, o slide numa descida paralela ao campo principal do Estádio Universitário, e os trampolins, fizeram deste dia, um dia diferente na vida destas crianças.