Mobilidade
Segurança

Mais segurança no espaço público do Bairro Padre Cruz

Melhorar o acesso às redes de transporte público, pedonal e ciclável, promovendo a segurança da mulher em espaço público, no Bairro Padre Cruz, em Carnide, é o objetivo do projeto piloto “Segurança da mulher no espaço público e no acesso ao transporte público”, apresentado a 7 de junho.


O projeto, “pioneiro no país”, prevê melhorias na acessibilidade e conforto: instalação de passadeiras acessíveis, passeios com pavimento mais confortável, medidas de redução de velocidade, mais iluminação nas zonas com paragens de autocarro e a plantação de árvores e vegetação, que “tornarão o ambiente mais humano e aprazível”.

As medidas resultam de uma consulta alargada a cidadãos e organizações locais, para identificar os principais problemas de segurança e encontrar as melhores soluções.

Ângelo Pereira, vereador da Acessibilidade Pedonal e da Segurança, apresentou o projeto aos residentes, sublinhando que este “promove uma transformação do espaço público" melhorando "a perceção de segurança por parte das mulheres, em particular, nas suas deslocações a pé e no acesso ao transporte público". O projeto começará “em breve, a ser implementado”, afirmou.

Até ao final de junho, uma exposição no Centro Cultural de Carnide dá a conhecer o trabalho desenvolvido pela equipa municipal do Plano de Acessibilidade Pedonal.