Skip to main content Skip to page footer
Desporto

Medalha Municipal de Mérito Desportivo atribuída a João Lagos

João Frederico Hopffer Rodrigues Lagos, o homem que “revolucionou o ténis em Portugal”, foi homenageado, a 17 de maio, pela Câmara Municipal de Lisboa, com a Medalha de Mérito Desportivo.


João Lagos nasceu em Lisboa, e viveu para o desporto, em particular para o ténis. Aos 10 anos começou a jogar e, com um talento invulgar, chegou a campeão júnior. Já adulto, foi campeão de singulares e pares, e mais tarde deu aulas e criou escolas da modalidade.

Falar de João Lagos “é falar de talento”, de alguém que “nasceu, cresceu e viveu para o desporto”, afirmou o presidente da Câmara de Lisboa na entrega da medalha, no Salão Nobre dos Paços do Concelho.

Criou o primeiro campeonato em 1976, e trouxe os grandes nomes da modalidade para Portugal, “num percurso que acabaria no Estoril Open”, organizando 25 edições. O torneio passou a integrar o circuito ATP a partir de 1990.

Enquanto empresário, trouxe o rali Dakar para Lisboa, de onde partiu a prova, e “envolveu-se na organização de competições de surf, de golfe e de tanto mais”.

A medalha atribuída “é o nosso reconhecimento pelo seu exemplo”, acrescentou Carlos Moedas.