Cultura

Memorial de homenagem às Vítimas de Holodomor inaugurado em Lisboa

O Memorial, na Rua do Sol a Santana, evoca "milhões de vitimas inocentes do Holodomor – a fome artificial na Ucrânia – Genocídio do Povo Ucraniano 1931-1933".


Em Lisboa, a primeira-dama ucraniana, Olena Zelenska, acompanhada pelo presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Carlos Moedas, pela embaixadora da Ucrânia em Portugal, Maryna Mykhaylenko, e membros da comunidade ucraniana em Lisboa, inaugurou o Memorial das Vítimas de Holodomor.

“Hoje, estamos a espalhar a história da Ucrânia. A falar sobre ela”, afirmou Carlos Moedas. “Hoje, em Lisboa, lembramos os milhões de vítimas deste massacre de camponeses, trabalhadores, de mulheres e de crianças. Honramos a sua memória e, com ela, a sua história”, acrescentou.

Olena Zelenska, por seu lado, agradeceu esta iniciativa ao município de Lisboa, e ao povo português, sublinhando que o Memorial “não poderá trazer de volta os mortos, mas, pelo menos, restaura a justiça para com eles”.

Todos os anos, a comunidade ucraniana em Portugal, “homenageia as milhões de vítimas do Holodomor de 1932-1933”.

A primeira-dama ucraniana chegou hoje a Portugal, para participar nas Conferências do Estoril 2024, onde fará uma intervenção sobre “Como manter vivo o espírito de uma nação em tempo de guerra", num país em guerra há perto de 1 000 dias.