Mérito Desportivo de Toni reconhecido em Lisboa
A homenagem à antiga glória do Sport Lisboa e Benfica (SLB), encheu esta tarde o Salão Nobre da Câmara Municipal de Lisboa. Amigos de infância, colegas e companheiros do futebol, o vereador do Desporto da CML, Rui Cordeiro, e a presidente da Câmara Municipal de Anadia, Teresa Cardoso, contam-se entre as muitas pessoas que marcaram presença na entrega da Medalha Municipal de Mérito da Cidade de Lisboa, a Toni.
“Sou de Mogofores, uma aldeia que carrego no coração em cada passo que dou. É um lugar que me ensinou os valores da humildade, do trabalho árduo e da solidariedade”, assinalou Toni. São estes, disse, “os valores que carreguei ao longo da minha vida e procurei transmitir e viver, tanto dentro como fora dos relvados”.
A medalha, “não é apenas um símbolo do meu percurso, mas também um tributo a todos aqueles que me apoiaram ao longo do caminho, familiares, colegas, comunicação social e amigos, todos os que de alguma forma contribuíram para este trajeto que me orgulho”, acrescentou o antigo jogador e treinador do SLB e da Seleção Nacional.
A “paixão pelo desporto”, e pelo Benfica, marcam a vida de Toni, afirmou Carlos Moedas. “No Benfica mostrou realmente que essa alma era feita da tal paixão”.
Nos oito campeonatos como jogador, recordou o presidente da CML, conseguiu ajudar a conquistar inúmeros troféus que “lhe deram o mérito de constar da parede das glórias do clube no túnel para o relvado”.
António José Conceição Oliveira – por todos conhecido como Toni –, nasceu em Mogofores, Anadia, a 14 de outubro de 1946. Começou a jogar futebol no Instituto Salesiano e, mais tarde, no Anadia e Académica de Coimbra.
Em 1968, foi contratado pelo SLB, onde jogou como médio durante 13 épocas, ao lado de nomes como Eusébio, Mário Coluna, Simões e Shéu. Conquistou 19 títulos pelo seu clube, como jogador, mas também como treinador, carreira que teve início em 1980. Na sua primeira época a tempo inteiro no SLB, Toni venceu o campeonato de 1988/89. Foi 33 vezes internacional por Portugal, como jogador.
Foi agraciado pelo Presidente da República, a 4 de fevereiro de 1989, com a comenda da Ordem do Mérito.
A Medalha Municipal de Mérito da Cidade de Lisboa visa distinguir pessoas singulares ou coletivas, nacionais ou estrangeiras, de cujos atos advenham assinaláveis benefícios para a Cidade de Lisboa, melhoria nas condições de vida da sua população, desenvolvimento ou difusão da sua arte, divulgação ou aprofundamento da sua história, ou outros de notável importância que justifiquem este reconhecimento.