Direitos Sociais
Segurança

Metropolitano abre três estações a pessoas sem-abrigo durante a noite

A Câmara de Lisboa acordou com o Metropolitano a abertura, nas noites de sexta e de sábado, das estações de Metro: Oriente, Rossio e Santa Apolónia. A medida destina-se às pessoas em situação de sem-abrigo.


“Apesar de não ter sido emitido aviso de tempo frio para o distrito de Lisboa", o IPMA prevê para os próximos dois dias uma descida pontual das temperaturas, adianta o Serviço Municipal de Proteção Civil de Lisboa.

Assim, nas noites de 17 a 19 de janeiro, estarão abertas as estações de Metro Oriente (linha Vermelha), Rossio (linha verde) e Santa Apolónia (linha Azul).

Paralelamente, no âmbito do Plano de Contingência municipal para pessoas em situação de sem-abrigo, em resposta ao tempo frio, deverão ser ativadas as seguintes medidas:

  • Abertura dos centros de alojamento temporário
  • Distribuição alimentar e de roupa, reforço de alimentos e bebidas quentes e distribuição de roupa de agasalho
  • Identificação das necessidades de alimentação, agasalhos e cuidados básicos de saúde, reforço na vigilância e avaliação das condições de saúde das pessoas, designadamente a eventual observação de alguns sinais de alerta e a articulação com a equipa técnica de rua da saúde.