Cultura

Missa em Lisboa assinala memória do Padroeiro São Vicente

A Missa da Solenidade de São Vicente, celebrada hoje pelo Patriarca de Lisboa, Rui Valério, presta homenagem ao Padroeiro de Lisboa, assim proclamado em 1173 pelo rei D. Afonso Henriques.


A liturgia assinalou a memória de São Vicente, diácono e mártir do século IV, figura central da tradição cristã em Lisboa. Entre as centenas de fiéis que assistiram à solenidade – integrada no calendário litúrgico da diocese – marcou presença o presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Carlos Moedas.

São Vicente foi diácono em Saragoça e sofreu o martírio em Valência no ano 304, durante as perseguições aos cristãos no Império Romano. A devoção ao santo está profundamente ligada à história da cidade.

De acordo com uma lenda, as suas relíquias foram enviadas em 713, pelos mouros, num barco à deriva, numa viagem acompanhada por dois corvos. Alguns séculos mais tarde, em 1173, o rei D. Afonso Henriques fez levar as relíquias para Lisboa, proclamando-o Padroeiro de Lisboa.

O culto Vicentino manteve-se ao longo dos séculos e está associado a locais marcantes da cidade, como a Igreja de São Vicente de Fora, fundada após a reconquista de Lisboa, atualmente ligada à história do Patriarcado de Lisboa.