“Mundu Nôbu” lança projeto social para jovens
A iniciativa, apresentada a 21 de maio na Escola Secundária Dom Dinis, em Chelas, vai dar a oportunidade a 160 jovens de trabalharem pela mudança e a sentirem-se parte integrante da sociedade, enquanto cidadãos ativos.
Os participantes, divididos em grupos de 20 elementos, vão ter encontros semanais com especialistas de várias áreas profissionais, numa partilha de ideias e conhecimentos.
“Mundu Nôbu” prevê ainda a realização de estágios de curta duração e de experiências culturais e artísticas, onde está incluída a criação de um projeto musical, com o apoio da Câmara Municipal de Lisboa (CML) e da Lisboa Cultura, do qual farão parte todos os participantes.
Um projeto piloto em Lisboa, e em Portugal, com uma metodologia importada dos Estados Unidos e que terá uma duração mínima de 4 anos. O projeto tem como missão empoderar e inspirar jovens a atingirem o seu potencial individual e coletivo através da educação, participação cívica e celebração cultural.
Além da CML, o projeto conta com várias parcerias, como as da Gebalis, do Banco de Portugal ou da Fundação Calouste Gulbenkian.
As candidaturas ao “Mundu Nôbu” decorrem em duas fases, de 20 de maio a 21 de junho e de 22 de junho a 30 de junho. Após as entrevistas de seleção, a 12 de julho, a lista dos jovens que vão fazer parte do projeto será conhecida a 20 de julho.