Habitação

Município apoia projetos sociais nos bairros Padre Cruz e Boavista

Os projetos apoiados pela Câmara Municipal de Lisboa, a desenvolver entre 2023 e 2025, integram os protocolos assinados, a 4 de dezembro, com a Associação de Moradores do Bairro Padre Cruz (AMBPC) e a Associação Recreativa de Moradores e Amigos do Bairro da Boavista (ARMABB). A cerimónia seguiu-se à entrega de 34 chaves de habitações e espaços não habitacionais municipais.


Os programas “Bairro Com Talento”, promovido pela AMBPC, e “Realojamento e Desenvolvimento Local”, da responsabilidade da ARMABB, respondem a necessidades dos territórios e "promovem a continuidade de resposta a necessidades sociais e culturais básicas", em territórios e bairros prioritários para a autarquia (BIP/ZIP). Ambos os projetos vão beneficiar de um apoio de 90 mil euros, distribuído entre 2023 e 2025.

No Bairro Padre Cruz, em Carnide, merece destaque o "carater inovador e criativo das atividades socioculturais intergeracionais" - Grupo de Bombos/Percussão e Oficinas de Talentos - dirigido a públicos variados. No domínio social, o projeto "responde a várias necessidades daquele território, o qual evidencia indicadores de carência ao nível do envelhecimento da população, da sua escolarização e taxa de empregabilidade", sublinha o município.

Na freguesia vizinha de Benfica, o projeto “Realojamento e Desenvolvimento Local” promove a "continuidade de resposta a necessidades sociais e culturais básicas" do Bairro da Boavista, com atividades como a Padaria/Pizzaria Social, a Lavandaria Social e o Banco Alimentar.