Município aprova apoio na reconstrução do túmulo do Papa João XXI
O apoio financeiro será atribuído à Diocese de Viterbo, que ficará responsável pela execução da obra e pela apresentação à CML, de um relatório com os resultados alcançados e com um descritivo das atividades realizadas.
A sepultura encontra-se em estado de degradação, na Catedral de Viterbo, Itália, junto ao Altar Maior. A Diocese de Viterbo vai proceder à recuperação da tumba do Papa e transferi-la para uma capela própria, inserida na mesma catedral, com o nome do Papa português.
“Este apoio que a CML concede à Diocese de Viterbo é um sinal da importância que João XXI tem, também, para a nossa cidade e cuja memória queremos honrar, ajudando a que o lugar do seu último repouso tenha a dignidade que merece”, referenciou Filipe Anacoreta Correia, vice-presidente da CML.
João XXI foi o único português a ser eleito Papa. Morreu a 20 de maio de 1277 e foi sepultado na Catedral de São Lorenzo, na cidade de Viterbo. Ao longo dos séculos a sua sepultura mudou várias vezes de lugar. Só a 28 de março de 2000, com o apoio da CML, ficou junto ao altar-mor da Catedral de Viterbo.