Direitos Sociais

Município cede novas instalações à Associação "O Companheiro"

A Associação “ O Companheiro”, fundada há 38 anos pelo Padre Dâmaso Lambers, tem novas instalações num edifício cedido pela Câmara Municipal de Lisboa. O novo equipamento na Travessa da Granja, em Benfica, inaugurado a 13 de fevereiro, acolhe e promove a inserção social de pessoas que enfrentam ou enfrentaram problemas com a justiça.


A nova residência masculina – resultante de um investimento municipal superior a um milhão e setecentos mil euros –, tem capacidade para 29 camas para ex-reclusos, com espaços de formação e serviços de apoio social, jurídico e psicológico.

“O Companheiro” é “o primeiro porto seguro após anos de tempestade”, sublinhou Carlos Moedas, presidente da Câmara Municipal de Lisboa, acentuando a importância de uma cidade cuidar de todos os seus cidadãos. “Não é possível ser uma cidade inteligente se não for uma cidade cuidadora. 

“O Companheiro” é o exemplo perfeito de um trabalho em rede, pelo setor privado e pelo setor público".

Finalmente com “um edifício digno, ao nível da missão que enfrentam”, assinalou, “a casa não é um fim. Para tantos, é a primeira página de uma nova história”.

A associação, acrescentou Carlos Moedas, “nunca se limitou a dar sopa ou um teto, oferecendo tudo para devolver autonomia a quem a perdeu. Para prevenir a reincidência. Mas sobretudo, para evitar que quem já cumpriu a sua pena de prisão encontre no julgamento social uma pena perpétua".

Na cerimónia de inauguração, com a presença do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, a bênção ao novo equipamento foi dada pelo patriarca de Lisboa, Rui Valério.