Município promove reforço do ensino profissional em Lisboa
O acordo – no âmbito do programa Ser Pro –, formaliza a integração deste curso na Rede Escolar Pública da cidade, oferecendo aos alunos oportunidades de estágios no Departamento de Instalações Elétricas e Mecânicas da CML, em contexto de oficina, e nas atividades externas do Piquete de Eletricidade.
A Câmara Municipal de Lisboa “acredita que o ensino profissional é uma verdadeira oportunidade de mudança", afirmou a vereadora da Educação da CML, Sofia Athayde. "Investir-se nesta modalidade de ensino é garantir que os nossos estudantes saem da escola prontos para abraçar a profissão que os realiza”, acrescentou, na cerimónia de assinatura do acordo de cooperação, que reúne os seguintes parceiros:
- Teresa e Alexandre Soares dos Santos - Iniciativa Educação; Câmara Municipal de Lisboa; Escola Secundária Marquês de Pombal; CME – Construção e Manutenção Eletromecânica; Metropolitano de Lisboa; Schneider Electric Portugal; Siemens Logistics; ISEL – Instituto Superior de Engenharia de Lisboa.
O programa Ser Pro, da Iniciativa Educação, promove o ensino profissional através de parcerias entre escolas, instituições de ensino superior e empresas. Na Escola Secundária Marquês de Pombal, em colaboração com o Instituto Superior de Engenharia de Lisboa, o modelo aproxima os cursos das necessidades económicas locais, oferecendo formação prática em contexto real de trabalho e preparando os alunos para desafios do mercado.
Com uma abordagem mais inclusiva e inovadora, o reforço das respostas educativas visa garantir uma formação prática e alinhada às necessidades dos estudantes.