Cultura

Município vai homenagear Amália Rodrigues e Carlos Paredes na Expo Osaka

A participação de Portugal na Expo Osaka 25 foi apresentada hoje, no Oceanário de Lisboa, numa cerimónia pública que contou com a presença do primeiro-ministro, Luis Montenegro, e de Carlos Moedas, presidente da Câmara Municipal de Lisboa. O Pavilhão português deverá atrair cerca de 5% dos mais de 28 milhões visitantes esperados.


A 5 de maio – em que se celebra o Dia Mundial da Língua Portuguesa no evento – serão homenageados Carlos Paredes e Amália Rodrigues, numa parceria com a Câmara Municipal de Lisboa, e a presença de Ana Moura, Camané e Ricardo Ribeiro.

No mesmo dia, informou a organização, será inaugurada uma exposição dedicada à obra do arquiteto Siza Vieira.

No dia 10 de junho, o Pavilhão de Portugal vai receber um concerto de Carminho, para assinalar o Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas.

A Câmara de Lisboa, afirmou Joana Gomes Cardoso, comissária da exposição, “vai trazer um cheirinho de Lisboa com a EGEAC - Lisboa Cultura”.

A Expo Osaka “será um espaço para evidenciar a importância de oceanos saudáveis para a humanidade, sublinhando que a cooperação internacional é fundamental para enfrentar os desafios globais da sustentabilidade e conservação dos recursos naturais”.

O Pavilhão português, estima a organização, “deverá atrair cerca de 5% dos visitantes, oferecendo uma experiência imersiva que realça o papel do oceano no futuro sustentável da humanidade”

Considerada a maior exposição mundial de sempre, a Expo 2025 Osaka – de 13 de abril a 13 de outubro, em Osaka, no Japão, terá a participação de mais de 160 países e mais de 28 milhões de visitantes.