Cultura

Museu da Marioneta reabre com nova exposição e programação especial

O Museu da Marioneta, em Lisboa, reabriu ao público após seis meses de encerramento para obras de reestruturação. A renovação incluiu a reorganização das salas e da museografia, bem como trabalhos de conservação e restauro de mais de 150 peças.


O novo circuito expositivo destaca a arte da marioneta em Portugal e inclui peças recentemente incorporadas ao acervo, entre elas os Bonecos de Santo Aleixo e o Retábulo de Dom Quixote.

A reabertura foi assinalada com entrada gratuita e uma programação especial que incluiu oficinas para famílias, visitas guiadas e espetáculos ao ar livre do Teatro Dom Roberto, numa celebração do quarto aniversário da sua inscrição no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial.

Na cerimónia oficial de reabertura, o presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Carlos Moedas, sublinhou a importância do Museu da Marioneta como espaço de cultura, identidade e educação. “Hoje Lisboa encontra-se com uma parte essencial da sua alma. Reabrimos um dos mais simbólicos espaços culturais do nosso país”, afirmou. 

Carlos Moedas destacou, ainda, o papel das marionetas na preservação da memória coletiva e na promoção de valores como a democracia e a liberdade: “As marionetas educam o povo através da comédia, da crítica social. Este museu não é apenas para ser visitado, é para ser vivido”.