Nova Bauhaus para uma Lisboa mais sustentável
Entre 2022 e 2023, a Câmara Municipal de Lisboa e a Lisboa Ocidental SRU – Sociedade de Reabilitação Urbana, com o apoio da Ordem dos Arquitetos, lançaram diversos concursos públicos, desafiando os projetistas a imaginar uma renovação do edificado segundo os princípios da Nova Bauhaus Europeia.
Esta exposição pública dá a conhecer diversos concursos de conceção inovadores em Lisboa, nas áreas da Habitação, Equipamentos e Espaço público, apresentando 177 propostas de arquitetura, com destaque para os 40 projetos premiados.
A Nova Bauhaus Europeia pretende facilitar e orientar a transformação das sociedades em três valores: sustentabilidade, estética e inclusão.
"Um bom design, um bom desenho, um bom projeto é para todos, a arquitetura é para todos", salientou Filipa Roseta, vereadora da Habitação e Obras Municipais, na cerimónia de inauguração da exposição, deixando o desafio a todos os presentes: "faz sentido falar de uma Nova Bauhaus hoje em dia, como é que vamos pensar o nosso mundo mais inclusivo, mais belo e mais sustentável."
Inserida nas comemorações dos 50 anos do 25 de Abril de 1974, a exposição está patente até 29 de abril com entrada livre.