Circulação de trotinetes com novas regras em Lisboa
A Câmara Municipal de Lisboa assinou hoje, 23 de junho, uma adenda ao contrato celebrado com os operadores de trotinetes, em janeiro de 2023, introduzindo novas regras para a circulação destes veículos. A principal novidade é a integração das trotinetes no passe Navegante, permitindo que os residentes em Lisboa com este título possam utilizá-las gratuitamente, tal como já acontece com o serviço de bicicletas Gira e com alguns parques de estacionamento.
A gratuitidade, contudo, não será imediata. Os operadores estimam precisar de “até dois meses” para concretizar a medida, devido à necessidade de integração técnica com os sistemas dos Transportes Metropolitanos de Lisboa, entidade que gere o passe Navegante.
A alteração dos termos do acordo prevê, também, o alargamento das zonas de circulação proibida para trotinetes. A partir de agora, além das faixas BUS, será interdita a circulação destes veículos em jardins, zonas exclusivamente pedonais e vias rodoviárias centrais, como a Avenida da Liberdade. A restrição será aplicada digitalmente, através de georreferenciação, impedindo o funcionamento dos veículos nas zonas definidas.
Para o vice-presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Filipe Anacoreta Correia, estas alterações “melhoram o espaço público” e tornam o passe Navegante “uma alternativa plenamente satisfatória em termos de mobilidade”, incentivando os lisboetas a “prescindir do carro”.
Desde 2023, a autarquia tem vindo a aplicar diversas medidas para ordenar e regular a utilização de trotinetes na cidade. Entre elas, destacam-se a criação de hotspots obrigatórios para estacionamento, a limitação da velocidade máxima a 20 km/h e a redução do número de veículos disponíveis, que caiu 73%.
Atualmente, existem cerca de seis mil trotinetes em operação autorizada em Lisboa.