Segurança

Novo projeto em Lisboa vai monitorizar muros e taludes

A Câmara de Lisboa está a promover a instalação de um sistema de sensores no Instituto Superior de Agronomia, destinado a monitorizar o comportamento estrutural de movimentos em taludes e muros suporte de terras, com emissão de alertas em caso de movimentos críticos.


O equipamento instalado, explicam os técnicos, permite emissão de alertas “em caso de movimentos que se assumam críticos, permitindo uma rápida resposta caso se verifiquem valores anómalos”.

O projeto-piloto – com nove sensores num muro, e dois num talude, no Instituto Superior de Agronomia – integra o sistema de monitorização e prevenção de riscos, do Serviço Municipal de Proteção Civil de Lisboa, em parceria com as empresas Geocompass e Senceive.

O sistema funciona de modo autónomo, sem necessidade de medições locais de forma regular, sendo os dados recolhidos e enviados por GSM (global system for mobile communications - sistema global de comunicações móveis) em tempo real para posterior análise.

Estes equipamentos, acrescentam, estão instalados “em vários países da Europa, sobretudo em vias-férreas, pontes, monumentos e edifícios com patologias estruturais”.