Direitos Sociais

Operação de Emprego para Pessoas com Deficiência: 35 anos de promoção da empregabilidade

Criada em 1990, a Operação de Emprego para Pessoas com Deficiência (OED) já apoiou perto de 3 000 pessoas, com 1 463 integrações no mercado de trabalho. Em 2024, este serviço municipal apoiou 249 pessoas, com 40 inserções profissionais concretizadas.


A OED assinalou esta sexta-feira, 4 de julho, o 35.º aniversário, na Fundação LIGA, em Lisboa. A iniciativa reuniu representantes das três entidades fundadoras: Câmara Municipal de Lisboa, Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP) e Fundação LIGA, bem como empregadores, académicos e profissionais com deficiência.

“Inovação”, “Respeito, Valorização e Competência” e “Igualdade”, foram alguns dos temas abordados no encontro, que distinguiu diversos profissionais com deficiência pelo seu percurso e contributo no mercado de trabalho, com os prémios “Carreira e Inspiração”, “Desafio e Superação” e “Realização”.

Na sessão de encerramento, a vereadora dos Direitos Sociais, Sofia Athayde afirmou que “estes números são, acima de tudo, pessoas reais, concretas, cada uma com uma história, com uma vida, com o seu potencial de contributo único e irrepetível". Lisboa, reforçou, está empenhada em “construir uma cidade cada vez mais de todos, ultrapassando barreiras físicas e psicológicas, passo a passo, todos os dias".

A OED mantém um modelo de intervenção centrado na pessoa e atua junto de candidatos e entidades empregadoras, prestando serviços gratuitos de orientação, recrutamento, acompanhamento e sensibilização. A resposta resulta de acordos anuais entre as três entidades fundadoras, cabendo à Câmara Municipal de Lisboa a logística do serviço, ao Instituto do Emprego e Formação Profissional o financiamento e à Fundação LIGA a sua operacionalização.