Parabéns, Parque Florestal de Monsanto
Muito mais do que “uma área verde de grandes dimensões” em Lisboa, o PFM é "um verdadeiro tesouro ecológico e cultural da cidade, um oásis de biodiversidade, que importa valorizar e salvaguardar”, sublinhou o presidente da Câmara Municipal de Lisboa.
“Queremos que este seja, cada vez mais, um espaço de excelência em termos ambientais, numa cidade que assumiu a ambição de ser neutra em carbono até 2030, mas também um local de eleição dos lisboetas para os seus momentos de lazer, de prática desportiva e de aprendizagem”, acrescenta Carlos Moedas.
A iniciativa Parabéns, Monsanto! incluiu uma série de atividades ao ar livre, com destaque para uma estafeta de 15 km e uma caminhada guiada, convidando famílias e grupos a redescobrirem a riqueza natural e histórica de Monsanto, com orientação especializada sobre a flora e a fauna locais.
No final do percurso, foram plantadas 90 árvores, de oito espécies, uma por cada ano de existência: romãzeiras, medronheiros, olaias, pilriteiros, loureiros, amendoeiras, tamargueiras e piracantas.
Exposições e oficinas dedicadas à sustentabilidade, um magusto tradicional, música ao vivo, foram destaques da programação, com participação gratuita, para fortalecer a relação da comunidade com o Parque de Monsanto.
“Monsanto é um espaço único, que está no coração de todos os lisboetas e que, por isso, merece ser amado e preservado por todos nós”, afirmou o vereador da Estrutura Verde, Ângelo Pereira.
Situado no coração da cidade de Lisboa, o Parque Florestal de Monsanto, outrora denominado Monte-Santo, é um oásis de biodiversidade e vitalidade que desempenha um papel crucial para a saúde ambiental da cidade, e um espaço de prática desportiva, lazer e de aprendizagem.