Cultura

Parque Papa Francisco evoca Pontificado e Jornada Mundial da Juventude 2023

O novo topónimo no Parque das Nações, em Lisboa, assinala a homenagem da Câmara Municipal de Lisboa ao Papa Francisco, atribuindo o seu nome ao parque que recebeu os momentos mais marcantes da Jornada Mundial da Juventude de 2023.


"Na Igreja ninguém está a mais, há espaço para Todos, Todos, Todos, disse o Papa Francisco, em agosto de 2023, numa vigília para cerca de um milhão e meio de pessoas, no então Parque Tejo, que agora é oficialmente designado “Parque Papa Francisco”.

Jorge Mario Bergoglio, o Papa Francisco, "falou-nos daquilo que a nossa Lisboa é e representa. A Lisboa dos sonhos, do encontro e da esperança”, afirmou Carlos Moedas. E hoje, acrescentou o presidente da Câmara Municipal de Lisboa, “os lisboetas querem agradecer-lhe, porque ele deixou uma marca enorme na nossa cidade. Nós nunca nos vamos esquecer. Não houve nenhum momento na nossa cidade que se comparasse àquilo que vivemos”.

“Para sempre na história”, ficará o homem “que aqui passou e que no fim disse que estas eram as melhores jornadas, que estavam bem organizadas, como ele nunca tinha sentido, eram as de Lisboa. Essas foram as suas últimas palavras no avião saída para Roma”, recordou Carlos Moedas.

A cerimónia de homenagem desta tarde, que atribuiu o novo topónimo ao espaço de 30 hectares de verde do Parque das Nações, teve a presença do Patriarca de Lisboa, Rui Valério, que transmitiu publicamente as palavras do Papa Leão XIV.

Jorge Mario Bergoglio nasceu em Buenos Aires, Argentina, a 17 de dezembro de 1936. Morreu, a 21 de abril deste ano, aos 88 anos.