Ambiente

Parque Verde de Carnide devolve a natureza à cidade

Com a requalificação ambiental deste espaço urbano, de 17,5 hectares, Carnide e Lisboa ganham um novo espaço verde, com ecossistemas que “reduzem o risco de cheias e reforçam a biodiversidade”.


O espaço, agora aberto à cidade, é um local de lazer e um "importante exemplo de renaturalização urbana”, assente em soluções de base natural: foram plantadas cerca de 5 900 árvores e 70 000 arbustos, de 70 espécies autóctones diferentes.

Depois de anos em que o terreno esteve abandonado, “perdendo valor ecológico e paisagístico”, o projeto do Parque Verde de Carnide transformou o local num espaço de valorização da biodiversidade, que vai melhorar a qualidade ambiental e aumentar a resiliência climática de Lisboa.

A sustentabilidade foi um fator determinante nas soluções encontradas: gestão eficiente dos recursos hídricos, através da utilização de água de fonte não potável; caminhos pedonais permeáveis; um sistema de rega preparado para usar água para reutilização (ApR), e tecnologia LED na rede de iluminação pública.

Carlos Moedas, presidente da Câmara Municipal de Lisboa, e o autarca de Carnide, Fábio Sousa, visitaram hoje o parque, num dia preenchido com atividades ambientais, desportivas, um ecomercado, e uma iniciativa de promoção da adoção dos cães da Casa dos Animais de Lisboa.

O Parque Verde de Carnide, na zona noroeste da cidade, pode ser visitado diariamente entre as 8h e as 19h.

Conheça o projeto REVENU@LX - Reforço Ecológico e Valorização dos Ecossistemas Naturais e Urbanos de Carnide.