Direitos Sociais

Peregrinação dos símbolos da JMJ terminou em Lisboa

Os símbolos da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) – a cruz peregrina e o ícone de Nossa Senhora Salus Populi Romani – chegaram a Lisboa a 22 de julho, encerrando uma peregrinação mundial que começou em 2020, e está em Portugal desde outubro de 2021.


Ao longo deste domingo, 23 de julho, os símbolos viajaram pelas ruas de Lisboa, visitando ainda instituições como o Estabelecimento Prisional de Lisboa, Instituto Português de Oncologia, Universidade Católica Portuguesa e Hospital Santa Maria, num percurso que terminou frente aos Paços do Concelho, onde foram recebidos por Carlos Moedas, presidente na Câmara Municipal de Lisboa, com a presença do bispo Manuel Clemente.

Da Praça do Município, a cruz peregrina e o ícone de Nossa Senhora foram levados pelos jovens peregrinos em mão até à Sé de Lisboa. “Hoje é o primeiro dia do resto das nossas vidas, neste evento que é único para a cidade e para todos os que vieram”, afirmou Carlos Moedas.

Nos meses que antecedem cada JMJ, “os símbolos partem em peregrinação para serem anunciadores do Evangelho e acompanharem os jovens, de forma especial, nas realidades em que vivem”.

Na chegada a Lisboa, na noite de sábado, o vice presidente da câmara de Lisboa, Filipe Anacoreta Correia, juntou-se às centenas de jovens numa peregrinação que levou os símbolos desde o Cais do Sodré até à Praça Luís de Camões.