Economia

Plataforma Lisboa Sustentável já conta com 300 empresas

O encontro Plataforma Lisboa Sustentável Empresas decorreu a 31 de janeiro, no Palácio Galveias. Em jeito de balanço, foram apresentadas medidas e ações que, entre 2020-2022, contribuíram para uma melhoria da sustentabilidade empresarial.


“Um desafio que se põe às empresas são as alterações climáticas e como fazer face às mesmas. Temos observado em Portugal o crescimento do número de empresas que procuram conquistar a sua autonomia energética encontrando fontes de energias renováveis que alimentem a sua atividade produtiva e a redução da sua pegada carbónica”, salientou Diogo Moura, vereador da Economia e Inovação, durante o encontro.

A Plataforma Lisboa Sustentável tem como objetivo envolver e mobilizar todo o setor empresarial para a sustentabilidade. Cerca de 300 organizações já aderiram à plataforma, em que a Inovação é trabalhada em três dimensões: inovação para os cidadãos com o desenvolvimento de alguns projetos; dimensão empresarial e de ecossistema e dimensão enquanto cidade.

Entre 2020 e 2022, numa amostra de "117 empresas, as medidas de sustentabilidade mais adotadas foram a iluminação led, o solar fotovoltaico e os dispositivos economizadores de água. As medidas permitiram uma poupança de 1,8 milhões de euros e mais de duas mil toneladas de CO2 evitadas", revelou Margarida Figueiredo, diretora municipal de Economia e Inovação, numa intervenção dedicada ao panorama atual e perspetivas futuras da Inovação em Lisboa.

No debate que se seguiu, com a presença de técnicos da autarquia, de empresas, e da Associação Portuguesa de Ética Empresarial, foram divulgados alguns bons exemplos e boas práticas no âmbito da governança ambiental e social.