Município

Presidente da Câmara de Lisboa reúne com Mayor de Nova Iorque

O presidente da Câmara de Lisboa, Carlos Moedas, foi recebido pelo Mayor de Nova Iorque, Eric Adams, num encontro que visou a troca de experiências na liderança e gestão das duas cidades e a análise de desafios comuns na adoção de mecanismos municipais de prevenção e gestão.


Com várias iniciativas previstas na sua deslocação a Nova Iorque, Carlos Moedas destacou, no encontro com Eric Adams, o interesse sobre Lisboa Capital da Inovação, a experiência do Plano Geral de Drenagem de Lisboa (PGDL) e a partilha de políticas nas áreas social e da segurança.

Moedas sublinhou a relevância do PGDL, um projeto em curso que visa mitigar os efeitos das chuvas, um problema também enfrentado por Nova Iorque: “Foi muito estimulante complementar experiências e desafios das melhores práticas na prevenção e gestão de catástrofes naturais”, afirmou o presidente.

Na reunião, foram também abordados temas como a segurança e políticas sociais municipais. 

Além deste encontro, Carlos Moedas visitou o projeto social Brotherhood/Sister Sol, que tem como missão apoiar jovens negros e latinos de comunidades marginalizadas.

Fundado em 1995, por Jason Warwin e Khary Lazarre-White, o projeto inclui programas com atividades extracurriculares, o apoio à preparação para a universidade, formação profissional e programas de estudo internacionais.

Homenagem às vítimas portuguesas dos atentados de 11 de setembro

O autarca de Lisboa participou, ainda, na homenagem às nove vítimas portuguesas e lusodescendentes dos atentados terroristas de 11 de setembro de 2001. Na cerimónia, em que se assinalou os 23 anos desde os ataques a Nova Iorque, foram colocadas flores e bandeiras de Portugal junto dos nomes das vítimas portuguesas e lusodescendentes que figuram no Memorial do 11 de Setembro, em Manhattan.

Carlos Moedas, sublinhou a importância de lembrar e honrar as famílias dos portugueses e lusodescendentes que morreram nos ataques, como um símbolo da luta pela liberdade, pela democracia e contra o terrorismo.

O autarca evidenciou que "O ano de 2001, e este ataque terrorista às Torres Gémeas, foi o começo da polarização do mundo. E, portanto, nós estarmos aqui hoje é, no fundo, dizermos que estamos a lutar para que isto não volte a acontecer, a lutar contra aqueles que não acreditam na liberdade. E se há uma cidade da liberdade, ela é Lisboa, neste ano, que são os 50 anos do 25 de Abril, mais do que nunca", defendeu o autarca.

A agenda de Carlos Moedas em Nova Iorque incluiu também a presença no evento oficial Tribeca Festival, do ator Roberto De Niro, que este ano se irá realizar em outubro, em Lisboa.