Presidente da Índia recebeu a Chave de Honra da Cidade
Para assinalar os 50 anos do restabelecimento das relações diplomáticas entre a Índia e Portugal, em 1974, Droupadi Murmu está em visita de Estado a Portugal.
A comunidade indiana é a quarta maior em Portugal, estando a maioria em Lisboa, assinalou Droupadi Murmu.
Na recepção desta tarde, nos Paços do Concelho, o presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Carlos Moedas, lembrou a “história compartilhada” entre os dois países, que significou “não apenas uma revolução na ciência, nas técnicas de navegação e no conhecimento geográfico”, mas “uma revolução espiritual, inspirada pela sua antiga e rica civilização e cultura”.
A Índia, disse, “tornou-se algo mais do que apenas uma terra do outro lado do oceano. Tornou-se um símbolo e uma referência espiritual”.
Para Fernando Pessoa, recordou Carlos Moedas, “a Índia era a terra de onde tudo vinha, e tinha tudo o que nós não tínhamos”, era “a terra onde, se Deus existe, Ele pode realmente viver”. O livro do escritor português, “Mensagem”, foi traduzido para o hindu pela primeira vez no passado mês de março, revelou.
Droupadi Murmu Presidente da Índia desde 2022, é a segunda mulher indiana a ocupar este cargo, e a pessoa mais jovem a assumir o cargo presidencial naquele país.