Presidente da Letónia recebeu a Chave de Honra da Cidade
Na primeira visita oficial a Portugal, o Chefe de Estado da Letónia recebeu, das mãos do Presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Carlos Moedas, o galardão que distingue personalidades, instituições ou organizações nacionais ou estrangeiras que – pelo seu prestígio, cargo, ação ou relacionamento com Lisboa – sejam considerados dignos dessa distinção.
A deliberação 145/CM/2023, aprovada na reunião do município de 5 de abril, considerou "as afinidades existentes a nível cultural, social, político e diplomático entre Portugal e Letónia, plasmadas em diversos acordos bilaterais e multilaterais na União Europeia, no Conselho da Europa, na NATO e na ONU, entre outras organizações internacionais, bem como as excelentes relações diplomáticas existentes entre Lisboa e Riga e a participação conjunta em organizações internacionais e redes de cidades, como a Euro Cidades, o Conselho de Municípios e Regiões da Europa e a Organização Mundial de Cidades, a CGLU - Cidades e Governos Locais Unidos".
No ano passado, lembrou Carlos Moedas, a Letónia celebrou os 100 anos da Constituição de 1922. Esse projeto, "destruído pela ocupação violenta e pela guerra, continua sendo uma inspiração", para Egils Levits, afirmou. "Uma inspiração que o fez escrever, no preâmbulo da atual Constituição, que o povo letão conquistou a sua nação através da luta pela liberdade".
Também em Portugal, salientou o presidente da Câmara de Lisboa, "valorizamos da mesma forma a democracia e a liberdade: no próximo dia 25 de abril celebramos 49 anos de democracia", após "quase meia década de governo autoritário".