Direitos Sociais

Prevenção dos Maus-Tratos na Infância em debate em Lisboa

Abril é o mês da Prevenção dos Maus-Tratos na Infância. Câmara de Lisboa associa-se a esta causa com iniciativas que alertam para a necessidade de proteger as crianças.


“Como podemos proteger as crianças de maus-tratos?” foi tema de um debate organizado pela Câmara Municipal de Lisboa, dia 20 de abril, nos Paços do Concelho.

A conversa (veja o vídeo integral nesta página) foi moderada por Laurinda Alves, vereadora dos Direitos Humanos e Sociais, e juntou especialistas de referência, como o psicólogo Eduardo Sá, Paulo Guerra, Juiz Desembargador, e João Luis Dias, da Polícia de Segurança Pública.

A proteção das crianças, passa pelo “dever de não silêncio”, sublinhou João Dias, que deixou um alerta: “temos o dever de denunciar, façam essa denúncia, partilhem as desconfianças, se formos adiando podemos chegar demasiado tarde”.

Em 1989, Bonnie Finney – uma avó norte-americana que perdeu o seu neto por ter sido vítima de maus-tratos – atou uma fita azul na antena do carro como forma de despertar as consciências e “fazer com que as pessoas se questionassem” sobre a razão daquele seu gesto. O laço azul passou a ser internacionalmente conhecido como símbolo desta causa.

Lisboa faz um laço e veste a camisola pelas crianças

Lisboa vestiu-se de azul, dia 22 de abril, pela Defesa dos Direitos das Crianças. E foram os alunos da EB Maria Barroso os protagonistas da formação de um laço humano para assinalar a iniciativa, que pretendeu ainda homenagear todas as crianças vítimas de maus-tratos.