Primeiras jornadas das unidades locais de Proteção Civil
Na primeira sessão, que abordou o sistema de proteção civil, os riscos da cidade e a importância da informação e da sensibilização pública, contou com a presença dos representantes das juntas de freguesias de Lisboa, dirigentes municipais, agentes locais de proteção civil da área de security e safety, Polícia Municipal de Lisboa, Polícia de Segurança Pública, Cruz Vermelha, Regimento de Sapadores Bombeiros e Corpos Voluntários de Bombeiros de Lisboa.
As Jornadas, divididas por três sessões, visam promover a partilha de conhecimento, estreitar a cooperação entre entidades e capacitar as estruturas locais para dar uma resposta mais coordenada e eficaz em situações de emergência na cidade.
As próximas sessões, em abril e junho, vão destacar a importância das “Comunicações Rádio em Emergência” e os "Pontos de Encontro de Emergência da Cidade e Zonas de Concentração e Apoio à População”.
O envolvimento ativo de todas as estruturas locais é fundamental para a construção de respostas eficazes face aos desafios. Estas Jornadas assinalam o início de uma preparação conjunta em termos de reforço e prevenção local, assegurando uma melhor resposta a uma maior ocorrência em caso de acidente grave ou catástrofe.