Cultura

Procissão do Corpo de Deus reúne milhares de crentes na Baixa de Lisboa

A Procissão do Corpo de Deus, a mais antiga e participada procissão de Lisboa, percorreu uma vez mais as ruas da Baixa, terminando no Largo da Sé, com a bênção do Santíssimo Sacramento.


O cortejo religioso, acompanhado pelo presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Carlos Moedas, saiu da Sé de Lisboa ao final da tarde de hoje, 8 de junho, e congregou milhares de crentes.

A procissão começou e terminou no Largo da Sé, percorrendo as principais ruas da Baixa: Rua das Pedras Negras, Rua da Madalena, Poço do Borratem, Praça Martim Moniz, Rua da Palma, Rua Dom Duarte, Praça da Figueira, Rua da Prata, Rua da Conceição, Largo da Madalena, Rua de Santo António da Sé.

É a mais antiga procissão de Lisboa, instituída pelo Papa Urbano IV, em 1264. Portugal foi um dos primeiros países a aderir à solenidade e em Lisboa, já se fazia a procissão no reinado de D. João I (1385-1433), sendo conhecida pela pompa e pela imponência que manteve ao longo dos séculos. No reinado de D. Joao V, ganhou uma dimensão notável - incorporava as irmandades (moleiros, hortelãos, albardeiros, boticários, alfaiates, carpinteiros, etc…) e também as delegações das diversas Ordens Religiosas de Lisboa (Agostinhos, Beneditinos, Franciscanos, Ordem de Cristo).