Procissão em honra de Santo António percorreu bairro de Alfama

Esta tarde, a população de Lisboa acompanhou uma vez mais a procissão de Santo António, num percurso entre a igreja com o seu nome, passando pela Sé e as ruas do Bairro de Alfama. A igreja católica celebra anualmente, a 13 de junho, a festa litúrgica de Santo António.

 


A tradicional procissão começou e terminou na Igreja de Santo António, passando pela Sé de Lisboa e percorrendo as estreitas ruas e vielas do Bairro de Alfama. Durante o percurso, foram integrados os andores dos santos padroeiros das igrejas locais: São João, São Miguel, Santo Estêvão, São Vicente e São Tiago.

Carlos Moedas, presidente da Câmara Municipal de Lisboa, acompanhado de membros do executivo municipal, assistiu à cerimónia presidida pela primeira vez por Rui Valério, patriarca de Lisboa.

O cortejo em honra do santo casamenteiro, ou do padroeiro dos pobres, remonta ao século XVI, quando a confraria dos louceiros, cujo patrono era Santo António, organizou a primeira procissão.

Batizado como Fernando de Bulhões, nasceu em Lisboa em 1195, numa casa situada a poucos metros da Sé, e morreu em Pádua, Itália, a 13 de junho de 1231, sendo um dos santos mais venerados em ambas as cidades.