Cultura
Inovação

Professor António Damásio recebe Medalha de Honra da Cidade

A Câmara Municipal de Lisboa homenageou António Damásio com a Medalha de Honra da Cidade. A distinção reconhece o percurso notável do neurocientista lisboeta, cuja carreira e contributo para a ciência são reconhecidos mundialmente.


António Rosa Damásio nasceu em Lisboa, em fevereiro de 1944. Estudou no Liceu Passos Manuel e licenciou-se em Medicina pela Universidade de Lisboa, onde começou a desenvolver “o fascínio pela mente humana ao qual dedica a vida”. Apesar de ter desenvolvido grande parte da sua carreira a nível internacional, António Damásio manteve sempre fortes ligações afetivas à cidade que o viu nascer.

Doutorado em neurologia, António Damásio é considerado um dos mais influentes neurocientistas mundiais, conhecido por pesquisas inovadoras ao demonstrar que a razão e a emoção são processos interligados. Ao longo da sua carreira, realizou estudos pioneiros na neurobiologia do comportamento humano, com foco nas áreas cerebrais responsáveis pela tomada de decisões, emoções, consciência e memória.

“Hoje, o professor António Damásio é mais do que um cientista… é alguém que nos fala sobre os grandes temas. Sobre como a nossa inteligência humana se distingue da inteligência artificial”, referiu Carlos Moedas, presidente da Câmara Municipal de Lisboa.

A sua missão, acrescentou, “tem sido a de procurar respostas, de conhecer o que muitos dizem ser impossível de conhecer”, dedicando-se "ao que de mais nobre há: ao conhecimento. Ao conhecimento de nós mesmos e, com isso, da nossa vida".

Recebeu diversos doutoramentos honoris causa por prestigiadas universidades internacionais, incluindo a Universidade de Coimbra (Portugal), Barcelona (Espanha), Leuven (Bélgica), Montréal (Canadá) e Buenos Aires (Argentina). Entre as suas obras mais célebres estão "O erro de Descartes", "The Feeling of What Happens" e "Looking for Spinoza", amplamente traduzidas e adotadas em universidades de todo o mundo.

Atualmente, António Damásio é professor na University of Southern California e está na direção do Brain and Creativity Institute, um centro de pesquisa dedicado ao estudo da relação entre emoção, tomada de decisão e consciência. É membro de instituições prestigiadas como a Academia das Ciências de Lisboa, a National Academy of Medicine e a American Academy of Arts and Sciences.