Skip to main content Skip to page footer
Cultura

Projeto “Olisipógrafos: Os cronistas de Lisboa” recupera vida e obra de Júlio de Castilho

"Júlio de Castilho, mestre de Lisboa antiga” é o mais recente lançamento do projeto “Olisipógrafos – Os cronistas de Lisboa”, da autoria de Tiago Borges Lourenço e Raquel Seixas. Júlio de Castilho é considerado o fundador da olisipografia e um dos principais estudiosos da cidade de Lisboa.

 


O projeto “Olisipógrafos – Os Cronistas de Lisboa” pretende divulgar as biografias dos nomes mais conceituados da olisipografia e destacar as vivências da cidade de Lisboa.

Além das publicações em papel, estão planeadas edições em formato e-book e a criação de um website, onde estarão disponíveis um conjunto de informações de olisipógrafos e os seus contributos para o conhecimento de Lisboa.

O projeto tem a coordenação científica de Raquel Henriques da Silva, em parceria com a Câmara Municipal de Lisboa e o Instituto de História da Arte da Universidade de Lisboa, a colaboração do Arquivo Nacional da Torre do Tombo e da Biblioteca Nacional de Lisboa.

Para breve, está prevista a publicação das bibliografias de Augusto Viera da Silva e de Luís Pastor Macedo, com edição da Imprensa Nacional e financiada pelo município de Lisboa.