Ambiente

Reciclagem de cápsulas de café chega a Lisboa

Se é um dos milhares de portugueses que não dispensa um café, ou vários, por dia e não sabe o que fazer às cápsulas, a Câmara de Lisboa aliou-se à Associação Industrial e Comercial do Café para lhe trazer uma solução. O acordo foi hoje, 11 de julho, assinado nos Paços do Concelho.

 


A iniciativa de recolha e reciclagem de cápsulas a chega a Lisboa e visa disponibilizar aos consumidores um sistema de proximidade para deposição nos ecocentros móveis.

Para já são três ecocentros que circulam pelas 24 freguesias, permitindo aos lisboetas fãs de café, a deposição cápsulas de plástico ou alumínio, reciclar o invóucro do seu café preferido e dar-lhe uma nova vida, promovendo a sustentabilidade e economia circular.

 “Uma ação que ajuda à cidade e envolve as pessoas na tomada de medidas concretas rumo a uma cidade mais sustentável” disse Carlos Moedas, presidente da Câmara Municipal de Lisboa.

O acordo foi assinado, em representação da CML, pelo Vereador da Higiene Urbana, Ângelo Pereira.

Sabia que, em Portugal são consumidos 5 milhões de cafés por dia? Esta parceria da CML abrange 6 empresas que representam 13 marcas de café. As cápsulas recolhidas podem ficar armazenadas seis meses no município, até perfazer uma tonelada antes de serem recolhidas e transportadas para reciclagem por um operador licenciado.

O acordo é valido por um ano e a meta é recolher mais de 20 toneladas de cápsulas de café. Os ecocentros móveis foram instalados em janeiro é já permitiram recolher cinco toneladas de vários materiais, como CDs, toners ou tachos e panelas, e também uma tonelada de cápsulas de café.