Ambiente

Recolha de resíduos alimentares alargada a Benfica e São Domingos de Benfica

A recolha de resíduos alimentares chegou às freguesias de Benfica e São Domingos de Benfica, três vezes por semana, em dias alternados. O sistema, que deverá ser alargado a mais zonas da cidade, a partir de janeiro de 2024, pretende reduzir o lixo indiferenciado em cerca de 40%.


O modelo de recolha depende da capacidade do edifício, e terá dois sistemas distintos: porta-a-porta, e contentores na via pública. Para melhorar o processo, foram entregues baldes de sete litros em ambas as situações, para separar os resíduos alimentares em casa e, posteriormente, colocar no contentor de tampa castanha: restos de alimentos crus ou cozinhados; legumes e fruta; carne e peixe; ovos, pão e bolos; saquetas de chá e borras de café; toalhas, toalhetes e guardanapos de papel.

Após a recolha, os resíduos serão encaminhados para a Valorsul, para compostagem e utilização na agricultura e jardinagem, permitindo ainda a produção de energia elétrica.

Com este projeto, a Câmara Municipal de Lisboa pretende reduzir a quantidade de lixo indiferenciado em cerca de 40%, cumprindo as metas ambientais nacionais e europeias no sentido de uma Economia Circular na União Europeia, procurando a realização da Agenda 2030 e dar cumprimento à obrigatoriedade de recolha dos resíduos alimentares até 31 de dezembro de 2023.