Rede Gira será gratuita com o Passe Navegante
A Proposta 696/2022 integra as medidas de combate à inflação destinadas a apoiar as famílias e as empresas da cidade, e foi aprovada na reunião da Câmara Municipal de Lisboa de 9 de novembro.
De acordo com o vereador da Mobilidade, Ângelo Pereira, o plano será posto em prática em duas fases: a primeira, deverá ter início no primeiro trimestre de 2023 e destina-se aos estudantes até aos 23 anos e às pessoas com mais de 65 anos, que atualmente beneficiam do passe Navegante gratuito.
Na segunda fase, "a determinar oportunamente, considerando entre outros fatores, o seu impacto em termos de operacionalidade do sistema, em todas as suas variáveis, deverá prever futuramente que a medida" venha a ser alargada "aos munícipes da cidade de Lisboa, com residência fiscal no município de Lisboa", entre os 24 e os 64 anos.
Para beneficiar desta medida, deve aderir ao Serviço GIRA. A gratuitidade da tarifa de acesso depende da validade do Passe Navegante, que deve estar carregado com um dos títulos intermodais em vigor em Lisboa: Municipal ou Metropolitano.